Yoga e meditação

As aulas de Yoga e meditação são ministradas para as turmas complementares do Infantil 3 ao 5º ano.

A prática da Yoga e da Meditação, faz despertar questionamentos individuais e no silêncio do “sentir” as respostas aparecem.

A Yoga é uma ciência 100% saudável que cuida do bem-estar físico, emocional e psicológico de qualquer um que a pratique.

Na Yoga, a criança aprende a respirar de uma maneira diferente, profunda e acaba se descobrindo como um ser humano especial e aprende a enxergar o mundo e os outros com pureza e amor, sem "estranhamentos" ou pré-conceitos, compreendendo o próprio corpo e mente como um todo e consequentemente, obtém-se uma harmonia psicofísica individual. Esta prática traz inúmeros benefícios físicos, por suas posturas e movimentos, como o de ganhar uma  consciência do próprio corpo a respeito de seus limites e capacidades, fortalece os músculos e ossos e trabalha a coordenação motora.

Esta prática vai ajudar a criança a ter mais calma, a ser mais concentrada e confiante. Os exercícios ativam a serotonina do cérebro, fazendo a criança ter mais ânimo e força de vontade para viver o seu dia a dia com prazer e leveza. E a respiração atrelada aos mesmos, junto com exercícios de meditação, consequentemente proporcionarão ao aluno, pensamentos mais organizados, autocontrole de suas emoções, menos ansiedade, mudanças de comportamentos e hábitos, mais criatividade e imaginação. 

Quando as crianças são incentivadas a se envolverem na prática elas aprendem a focar no momento presente e passam a levar essa consciência para suas vidas. Também adquirem maior força mental, melhorando a qualidade dos seus pensamentos e vendo o lado positivo de suas experiências de uma forma calma e pacífica. 

Em um método envolvente, o aluno será surpreendido por elementos novos como, aromas, sons, cores, músicas e histórias que tragam algum ensinamento positivo e motivador. A professora também toca violão, cantando ao vivo para desenvolver a dinâmica de alguns exercícios. Entre outros materiais de pesquisa e fonte de inspiração, está o livro “O Menino Iogue” de Antônio Tigre. As “asanas”(posturas) serão ensinadas de maneira lúdica com representações de animais, estrelas e até heróis para trazer uma compreensão mais clara e divertida, vencendo assim, cada desafio corporal proposto. No meio de muitas brincadeiras como “pique-postura”, “circuito-iogui”, são introduzidos os “pranayamas”(respirações) sempre com a leveza das brincadeiras como, soprar uma bolinha de isopor com um canudo, brincar com a entrada e saída de ar de cada narina. Além de muitas histórias da cultura da Índia entre outras, os alunos têm músicas e estímulos sempre criativos guiando os momentos das aulas.

 

   “Ao mesmo tempo em que o trabalho de yoga para crianças oferece vários benefícios a elas,  professores e pais são beneficiados. Nos tornamos adultos melhores e essa transformação é fundamental. São as crianças muitas vezes que nos ensinam como dançar na beleza da vida.”

(Mamá Trindade)