O que muda com o novo Currículo da American Academy? 

Como essa mudança impactará no dia a dia das crianças?

Tudo continua como sempre foi: muito carinho, os mesmos profissionais, a atenção e ensino regular forte, o nosso currículo, tudo será mantido.

Será uma mudança muito suave e as crianças não passarão por nenhuma alteração na rotina diária básica. O que altera, em resumo, é a inserção de mais aulas de Inglês no mesmo horário onde aconteciam as aulas de Judô e Balé, para as turmas de infantil e  iniciais do fundamental e adequação do currículo para 4º e 5º anos. As turmas de 6º e 7º já têm 4 aulas de inglês previstas na grade, tendo que encaixar somente mais uma.

Por que o CONTE decidiu implantar o Currículo da American Academy no período regular?

Sempre antenados com as tendências educacionais, o CONTE já proporcionava maior imersão na língua inglesa aos alunos que frequentam o período integral. Decidiu poder proporcionar a TODOS alunos essa vivência, tão essencial na formação das crianças de hoje, que vivem em um mundo globalizado - o mercado de trabalho já exige uma fluência muito mais sofisticada na língua inglesa

Há inúmeros sistemas de ensino bilíngue e todos eles requerem 5 aulas semanais. Escolhemos a American Academy, pois é mais que um sistema bilíngue. É uma certificação. Certificação significa que seu filho terá aulas EM inglês e não DE inglês, e que o currículo é reconhecido e validado em todos países que falam língua inglesa.

Mas isso na prática não significa apenas mais aulas de inglês? Será mesmo necessário para meu filho mais aulas de inglês do que já proporcionam?

Na verdade, trata-se de uma abordagem pedagógica diferente. Não se trata de ensinar mais usos para o inglês, mas sim vivenciar o conhecimento utilizando a língua inglesa. Exemplo: elaborar projetos ou aulas em grupo em inglês; teatralizar em inglês. Esta metodologia permite construir estruturas cognitivas no cérebro da criança muito mais robustas, para ajudá-la a pensar em inglês, enriquecer o uso de expressões idiomáticas da língua, pensar como um nativo. Num mundo em que o inglês é transversal a todas as culturas e conecta empresas em qualquer lugar do mundo, temos de pensar em como prepará-los para serem competitivos no mercado de trabalho. Até porque hoje a proliferação do bilinguismo nas escolas vão formar concorrentes para seu filho, no mercado de trabalho do futuro. Temos de pensar nisso hoje. Temos de capacitar nossos alunos para serem cidadãos do mundo, agentes de mudanças globais. Hoje as crianças, muito cedo na vida, fazem amizades com pessoas do mundo inteiro pelo celular e plataformas de games. Por isso é fundamental expandirmos as oportunidades de uso do idioma no dia a dia do aprendizado regular.

Por que este programa será proporcionado a crianças a partir de 2 anos de idade?

Além de ser um período de formação fonética, nos primeiros anos de vida, o cérebro se desenvolve incrivelmente rápido. São milhares de conexões neurológicas novas e aprender qualquer coisa nessa fase se torna muito mais fácil, inclusive idiomas diferentes do materno. Muitos acreditam que o aprendizado de uma segunda língua atrapalha o desenvolvimento intelectual das crianças, mas estudos mostram que isso não é verdade. Vivenciar o idioma estimula o cérebro das crianças, que está mais aberto a fazer sinapses, ligações e conexões e isso influencia na sua formação como ser humano. A associação feita pelo cérebro com as palavras no idioma materno e no estrangeiro faz com que ela desenvolva essas conexões, ainda mais quando esse aprendizado é aliado aos estímulos físicos. Por exemplo, quando as crianças são expostas a canções acompanhadas de coreografias; quando têm que responder a comandos em inglês para alcançar objetivos ou atingir pontos (como em ‘touch the green robot’ ou ‘how many blue cars can you see?’); quando desenham ou constroem algum objeto ou personagem e o descrevem para os colegas (atividade conhecida como Show &Tell). Isso estimula habilidades e áreas do cérebro, tornando as crianças mais flexíveis e abertas a novas experiências.

Os alunos não terão mais atividades físicas durante o turno regular?

Na Educação Infantil, nosso método de ensino, através do Sistema 4 Pilares, já propõe muitas vivências lúdicas e ativas, como as famílias dos nossos alunos sempre comprovaram, através das fotos enviadas pelos professores. O currículo da American Academy também propõe aulas lúdicas e ativas. As aulas de Educação Física serão mantidas.

Os cursos extracurriculares de  Judô e Balé acontecerão logo após o horário regular, mediante contratação, por valor reduzido  e também estarão inclusas no período estendido. Nossa experiência demonstra que é muito mais fácil para as famílias comporem um conjunto de atividades físicas extra-curriculares para os filhos, do que encontrar programas de reforço na capacidade de fluência escrita e de leitura em língua inglesa. Muitos fazem uso de clubes ou atividades específicas que não se encaixam na nossa grade. Por isso, oferecer uma exposição mais profunda ao uso do inglês nos parece mais significativo para o desenvolvimento atual e a performance futura das crianças nos vestibulares, universidades e no mundo do trabalho.

Mas como fica o Material e a Metodologia do Ensino Nacional em Português?

Nosso currículo e nosso material de Ensino regular em Português continuará o mesmo com a mesma quantidade de horas de aplicação e com a mesma qualidade já comprovada por vocês. 

Estamos educando a nova geração de Brasileiros e nosso objetivo é formar cidadãos mais preparados para o futuro profissional em que a língua Inglesa já é essencial, principalmente no mercado de trabalho.

Vocês trocarão os professores por Anglo falantes?

O CONTE terá duas equipes: uma de língua portuguesa e uma de língua inglesa. Portanto, os professores das turmas regulares, que foram meticulosamente selecionados e treinados para fazerem parte do dia a dia de seus filhos, continuarão os mesmos. Serão contratados mais profissionais para a equipe da língua inglesa.

Quais alterações ocorreram para o período integral?

A nomenclatura foi trocada - de período integral para período complementar;

A grade de horários e atividades de cada período de contratação está no link que contém a tabela Atividades do Período Complementar 2020

O inglês, que permanecerá diário, se chamará Programa After School, também da American Academy e será oferecido aos alunos dos períodos semi-integral e integral.

Unidades

Berçário: Rua Visconde de Inhaúma , 185 e 187

Educação Infantil: Rua Visconde Inhaúma, 185

Ensino Fundamental 1: Rua Visconde de Inhaúma, 199

Ensino Fundamental 2: Rua Visconde de Inhaúma, 203

Período Integral: Rua Visconde de Inhaúma, 211

Vila da Saúde - São Paulo - SP

Telefone

11 2577-6061

 

E-mail

contato@conte.g12.br

Conte nas redes

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle